segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Noemi - Um final feliz


O que você sente em relação a Deus quando parece que tudo dar errado na sua vida? Uma sensação de raiva e de desconfiança? Mas, e se a vida despencasse em cima de você com uma soma de tragédias: perda do emprego, seguida de uma mudança forçada, da morte de um membro da família muito amado, de uma segunda e terceira morte, da pobreza sem previsão de final feliz? Em momentos como esses, talvez você começasse a questionar: "Onde está Deus? Será que Ele perdeu seu poder? Será que Deus é realmente bom? Ele se importa comigo? Ele me odeia? Por que comigo?". Noemi sofreu essas perdas.

"Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém; e sucedeu que, entrando elas em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e diziam: Não é esta Noemi? Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso"
Rute 1:19-20

Apesar das tragédias e de seus questionamentos, Noemi permaneceu maleável para com Deus. Até mesmo seu retorno a Belém demonstrava que estava aberta à ação de Deus em sua vida. Ela sabia que as pessoas de lá adoravam o Deus verdadeiro. Poucos dias depois, quando Rute voltou para casa com um cesto cheio de grãos, as primeiras palavras de Noemi apontavam para Deus ao falar de Boaz.

"Então Noemi disse à sua nora: Bendito seja ele do SENHOR, que ainda não tem deixado a sua beneficência nem para com os vivos nem para com os mortos"
Rute 2:20a


Noemi então passou a seguir os antigos costumes religiosos de seu povo. Anos antes, Deus dera instruções sobre o sustento dos pobres. Nas colheitas, os donos das terras deviam deixar parte dos grãos no campo para que os que não possuíssem propriedades pudessem apanhar o suficiente para comer. Noemi seguiu essa prática quando enviou Rute aos campos. E Boaz fez o mesmo ao deixar grãos para Rute colher. 


"Quando no teu campo colheres a tua colheita, e esqueceres um molho no campo, não tornarás a tomá-lo; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra das tuas mãos. Quando sacudires a tua oliveira, não voltarás para colher o fruto dos ramos; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será"
Deuteronômio 24:19-20

A lei ainda protegia os interesses das viúvas ao instruir que um cunhado ou outro parente próximo lhe oferecesse casamento, filhos e propriedade, para manter a descendência do falecido.


"Quando irmãos morarem juntos, e um deles morrer, e não tiver filho, então a mulher do falecido não se casará com homem estranho, de fora; seu cunhado estará com ela, e a receberá por mulher, e fará a obrigação de cunhado para com ela. E o primogênito que ela lhe der será sucessor do nome do seu irmão falecido, para que o seu nome não se apague em Israel"
Deuteronômio 25:5-6



Noemi apelou para esses costumes religiosos não em seu favor, mas tanto em favor de Rute como a Boaz. Noemi pôde mais uma vez experimentar a bondade de Deus. 

"Então as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o SENHOR, que não deixou hoje de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel. Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos. E Noemi tomou o filho, e o pôs no seu colo, e foi sua ama. E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi"
Rute 4:14-17

A vida de Noemi nos encoraja a perseverar na fé. Durante as tragédias, você pode cercar-se do povo de Deus, assim como Noemi fez. Pode também alimentar amizades saudáveis tomando o cuidado de garantir dignidade e independência a essas amigas. Você pode lembrar-se da bondade e da misericórdia de Deus e buscá-las sempre, pois Ele é fiel em qualquer situação e você saberá que esses dias difíceis de sofrimento passarão! 


"Então, louve. Simplesmente louve. Tá chorando? Louve. Precisando? Louve
Tá sofrendo? Louve. Não importa, louve
Seu louvor invade o céu!"



#FeitasComAmor {♥}
Fiquem na Paz do Senhor!
Rebeca Rocha
Facebook | Twitter