"E era o nome deste homem Nabal, e o nome de sua mulher Abigail; e era a mulher de bom entendimento e formosa; porém o homem era duro, e maligno nas obras, e era da casa de Calebe"
1 Samuel 25:3
Muito embora Abigail fosse uma mulher inteligente e bonita, seu marido era rude e mau. Algumas mulheres provavelmente a invejavam por seu dinheiro, mas outras, principalmente aquelas que conheciam Nabal, seu esposo, deviam sentir pena dela por ter de conviver com ele.
"Porém um dentre os moços o anunciou a Abigail, mulher de Nabal, dizendo: Eis que Davi enviou mensageiros desde o deserto a saudar o nosso amo; porém ele os destratou. Todavia, aqueles homens têm-nos sido muito bons, e nunca fomos agravados por eles, e nada nos faltou em todos os dias que convivemos com eles quando estavam no campo"
1 Samuel 25:14-15
Depois de prestar uma ajuda aos pastores de Nebal, Davi e seus homens pediram comida. Em vez de ser grato, Nebal os insultou. Abigail então ocupou-se, totalmente em ser um pacificadora nessa situação potencialmente violenta. No exato momento em que Davi estava planejando uma vingança sangrenta, Abigail interveio.
"Então Abigail se apressou, e tomou duzentos pães, e dois odres de vinho, e cinco ovelhas guisadas, e cinco medidas de trigo tostado, e cem cachos de passas, e duzentas pastas de figos passados, e os pôs sobre jumentos.E disse aos seus moços: Ide adiante de mim, eis que vos seguirei de perto. O que, porém, não declarou a seu marido Nabal"
1 Samuel 25:18-19
Primeiro, Abigail atendeu ao pedido do futuro rei, Davi, e enviou comida à ele e aos seus homens. Depois, foi falar com ele, sugerindo a Davi que Deus o estava guiando para que evitasse derramamento de sangue inocente. Desejou que nunca fizesse o mal pelo resto de sua vida e lembrou-o de que ele era o futuro rei. Assim fazendo, Abigail apelou para a integridade de Davi e o livrou se uma decisão destrutiva e bárbara.
"E lançou-se a seus pés, e disse: Ah, senhor meu, minha seja a transgressão; deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva. Meu senhor, agora não faça este homem vil, a saber, Nabal, impressão no seu coração, porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele, e eu, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste"
1 Samuel 25:24-25
Em meio a essa situação, Abigail sabiamente adotou a causa de Deus como se fosse sua: misericórdia pelo marido impertinente, paz entre centenas de homens e integridade para ao futuro rei. Não é de espantar que Davi tenha aceitado sua hostilidade. Essa mulher inteligente também foi franca com Nabal. Quando ele terminou seu banquete, não escondeu nada do que tinha feito.
"Então Davi disse a Abigail: Bendito o SENHOR Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro. E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão"
1 Samuel 25:32-33
Pessoas complicadas como um namorado difícil, um colega de trabalho ou de escola mal humorado ou um pai ou uma mãe que reclamam de tudo fazem você ter vontade de discutir ou sair correndo na direção oposta. É fácil desviar-se pela frustração ou até mesmo pela vingança. Porém, Abigail nos mostra que é possível resolver situações injustas com compaixão e bondade. Sua ação cuidadosa e sensível salvou vidas. Quando Nabal morreu dias depois e Abigail agora livre, Davi, que havia se impressionado com aquela mulher, a pediu em casamento.
Com sabedoria você pode mudar qualquer situação difícil.
#FeitasComAmor {♥}