segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Tamar - A viúva engenhosa


É difícil ser uma jovem viúva e é preciso muita garra para sobreviver a uma viuvez. Tamar foi uma sobrevivente. Através dela, toda tribo de Judá conquistou um lugar na história. Sem ela, essa história poderia ter acabado antes mesmo de começar. A viuvez na época de Tamar era cruel. Para sobreviver, as mulheres precisavam de terra e de filhos. Sem isso, não teria nenhuma fonte de renda e ninguém que cuidasse delas na velhice. Sendo assim, ser uma jovem viúva  sem filhos era trágico. Os Hebreus tinham um costume, que garantia proteção às jovens viúvas.

"Quando irmãos morarem juntos, e um deles morrer, e não tiver filho, então a mulher do falecido não se casará com homem estranho, de fora; seu cunhado estará com ela, e a receberá por mulher, e fará a obrigação de cunhado para com ela. E o primogênito que ela lhe der será sucessor do nome do seu irmão falecido, para que o seu nome não se apague em Israel"
Deuteronômio 25.5-6

Em resumo, qualquer irmão do falecido marido deveria engravidá-la. Isso envolvia alguns riscos financeiros para o irmão: significava dividir a propriedade com o novo herdeiro. O cunhado de Tamar não se incomodava em prover cuidado sexual, mas sempre se certificava de que não haveria nenhuma criança. Por causa de seu egoísmo, Deus cuidou para que ele morresse também. 

"Então disse Judá a Onã: Toma a mulher do teu irmão, e casa-te com ela, e suscita descendência a teu irmão. Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendência a seu irmão. E o que fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou"
Gênesis 38:8-10

Tamar esperou por vários anos. Por fim percebeu que Judá, seu sogro, não ia permitir que seu único filho ainda vivo, Selá, a ajudasse. Ela decidiu então tomar uma atitude: disfarçou-se de prostituta e permitiu que o próprio Judá gerasse nela um filho, tomando o cuidado de guardar alguns pertences da ocasião que provaria a paternidade. 

"E vendo-a Judá, teve-a por uma prostituta, porque ela tinha coberto o seu rosto. E dirigiu-se a ela no caminho, e disse: Vem, peço-te, deixa-me possuir-te. Porquanto não sabia que era sua nora. E ela disse: Que darás, para que possuas a mim? E ele disse: Eu te enviarei um cabrito do rebanho. E ela disse: Dar-me-ás penhor até que o envies? Então ele disse: Que penhor é que te darei? E ela disse: O teu selo, e o teu cordão, e o cajado que está em tua mão. O que ele lhe deu, e possuiu-a, e ela concebeu dele"
Gênesis 38:15-18

Tamar tinha fingindo ser uma prostituta, mas Judá tinha tentado privá-la do seu direito de um lar e uma família. No final, o próprio Judá reconhece seu erro.

"E tirando-a fora, ela mandou dizer a seu sogro: Do homem de quem são estas coisas eu concebi. E ela disse mais: Conhece, peço-te, de quem é este selo, e este cordão, e este cajado. E conheceu-os Judá e disse: Mais justa é ela do que eu, porquanto não a tenho dado a Selá meu filho. E nunca mais a conheceu"
Gênesis 38:25-26

Tamar continua sendo mencionada em outras partes da Bíblia e sem nenhum indício de julgamento. Seu filho, Perez, aparece em diversas genealogias, inclusive na lista da linhagem do rei Davi e de José, pai de criação de Jesus. Tamar é uma das poucas mulheres, além de Maria, mencionada naquela lista. 

"Os filhos de Judá foram Er, e Onã, e Selá, estes três lhe nasceram da filha de Suá, a cananéia; e Er, o primogênito de Judá, foi mau aos olhos do SENHOR, pelo que o matou. Porém Tamar, sua nora, lhe deu à luz Perez e Zerá; todos os filhos de Judá foram cinco"
1 Crônicas 2:3-4

O que as mulheres de hoje podem aprender com Tamar? 
Podemos ver que Deus ama e cuida das viúvas e de todas aquelas que se sentem abandonadas. Deus também espera que seu povo faça o mesmo. Podemos ver que essas mulheres sejam viúvas ou em uma situação parecida, precisam ser fortes, buscando o único que pode consolar verdadeiramente, mas não devem se sentir envergonhadas de pedir ajuda aos familiares. Depois que a dor e a tristeza mais intensa do luto tiver passado, o que é totalmente normal, elas devem seguir com a vida, como Tamar que criou gêmeos. Deus está cuidando de você em todo tempo, Ele sabe a dor de perder alguém querido. Entregue o sofrimento em suas mãos. Esse é o momento de se aproximar ainda mais do seu PAI! 

"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor" 
Romanos 8:35-39

Deus pode usar tragédias para mostrar a sua Glória!

#FeitasComAmor {♥}
Deus abençoe, galera!
Rebeca Rocha
Facebook | Twitter