sexta-feira, 25 de maio de 2012

Língua: instrumento do Senhor!


O que tem saído da sua boca?
Quando nos alteramos e o nosso sangue ferve, passam tantas coisas pela cabeça que falamos coisas que não deveríamos e nem diríamos em outro momento, porém a Palavra de Deus nos ensina que devemos refrear a nossa língua.

"Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano. Aperta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a"
Salmo 34:13-14

Uma palavra pode machucar muito mais do que qualquer outro tipo de agressão, pois em um machucado, a sua ferida é sarada com tempo, mas quando essa ferida se encontra no coração? Pode ser um apelido ou palavras negativas, tome cuidado com o que fala.

"O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como os ferrolhos de um palácio"
Provérbios 18:19

A palavra tem poder!
A nossa boca pode ser usada para abençoar ou amaldiçoar, ninguém decide por nós. Temos o livre arbítrio dado por Deus para decidirmos o que queremos fazer.

"A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto"
Provérbios 18:21

Porém, todos os nossos atos nos trazem consequências, pois o Senhor é justo. Portanto, escolha o caminho da retidão. Seja sábio, use sua boca para falar coisas boas e agradáveis com palavras que edificam e não que destroem.

"Os lábios dos sábios derramam o conhecimento, mas o coração dos tolos não faz assim"
Provérbios 15:7

Você é pessimista? Acha que tudo não vai dar certo? Não use seus lábios para desanimar e jogar tudo a baixo. Acredite, a palavra tem poder sim! Se não tivesse nossas orações eram em vão. Não deixe o diabo usar algo que disse contra você mesmo para te derrubar. Confie no Senhor, tenha fé, pois Ele é o Deus do impossível!

"Os lábios do tolo entram na contenda, e a sua boca brada por açoites. A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma. As palavras do  mexeriqueiro são como doces bocados; elas descem ao íntimo do ventre"
Provérbios 18:6-9

Conte até 10
No meio de um discussão, sabemos o quanto é difícil manter a calma e controlar o que falamos, mas o que devemos fazer? Como devo agir no meio de uma briga?


"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura sucita a ira. A língua dos sábios adorna sabedoria, mas a boca dos tolos derrama estultícia"
Provérbios 15:1-2

Não sei se já fizeram alguma vez, mas um dia li esse versículo e o lembrei no meio de uma briga. O que antes eram palavras brutas e com o tom mais elevado foram se tornando mais calmas e de repente se transformaram em uma conversa, por causa da minha atitude. A bíblia nos ensina que há tempo determinado por Deus para tudo e mesmo que não acalme de vez a briga, com certeza você ao menos terá evitado que as coisas pudessem ter piorado ainda mais.

"tempo de estar calado, e tempo de falar"
Eclesiastes 3:7b

2 ouvidos e 1 boca
Deus não nos fez com dois ouvidos e apenas uma boca em vão, mas para que pudéssemos ouvir bem mais antes de falarmos. Procure escutar, entender o outro lado, coloque-se no lugar da outra pessoa, você aprenderá a ter mais calma e compaixão pelo outro.

"O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua"
Provérbios 18:13

A boca de uma cristã
Seu testemunho também está no que você diz. O que as pessoas ao seu redor tem escutado de você? As suas conversas são dignas de um seguidora de Cristo?

"E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai"
Colossenses 3:17

Lembre-se que Deus está em todo lugar, inclusive quando você vai falar de alguém só por contar, isso é FOFOCA! Ou quando solta aquele palavrão em um momento de raiva, mesmo estando "só". O que está no seu coração?

"O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração"
Lucas 6:45

Não se contamine com que vem desse mundo igualando-se à ele, não vale a pena. Se o que te leva a fazer isso é para se encaixar em um grupo e não se sentir isolado por ser diferente, pense bem: Você realmente quer se sujar para andar com essas pessoas?

"Não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem"
Mateus 15:11

Vigie em todo momento, mas peça a ajuda de Deus, não tente mudar sozinho. Não brinque de ser cristão, pois o diabo não brinca de ser diabo.

"Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã"
Tiago 1:26


Eu e minha boca serviremos à Deus!

Veja este vídeo da música da Aline Barros - Jesus Cristo mudou meu viver:


#FeitasComAmor {♥}
Rebeca Rocha
Facebook | Twitter