segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Eva - Lidando com a tentação


Você já desejou alguma coisa aponto de ser tentada a consegui-la a qualquer preço?  
Deve ter sido assim que Eva, a mãe de toda humanidade, se sentiu. Talvez você pense que ela não tinha motivos para sentir-se assim. Afinal, vivia, literalmente, no paraíso. Eva não precisava preocupar-se com o que vestir, porque tanto ela quanto Adão não tinham roupas e não se envergonhavam disso. Eles nem ao menos precisavam trabalhar, pois Deus   providenciava tudo. Então, no que Eva poderia ser tentada? A serpente astuta iniciou um diálogo com Eva, distorcendo a ordem que Deus havia dito. A primeira resposta da primeira mulher foi bem direta:

"E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais"
Gênesis 3:2-3

Essa resposta mostrou que Eva, ao corrigir a serpente, estava ouvindo, e considerando, as ordens de Deus. Porém, a serpente acrescentou com sutileza: 

"Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal"
Gênesis 3:4-5

Essa afirmação atingiu Eva em cheio: "O que você quer dizer?", ela deve ter pensado. "Não morreremos? Mas Deus disse...". E com esses pensamentos ela questionou  a autoridade de Deus: "Será que Ele realmente quis dizer o que disse? Por que Deus não iria querer que eu fosse mais esperta? Estaria Ele me controlando e me impedindo de crescer?"Eva cedeu à tentação. Tomou o fruto, comeu e ainda ofereceu a Adão, porém ela não o forçou, ele apenas comeu porque quis. Como resultado, eles passaram a enxergar a nudez. E quando Deus foi encontrá-los de novo, estavam escondidos.

"Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim"
Gênesis 3:7-8

Por causa da desobediência deles, Deus determinou que ela sentiria dor no parto e Adão teria de trabalhar pelo seu sustento. Em seguida, levou-os para fora do jardim pois, ao tomar o fruto, Eva estava chamando Deus de mentiroso e egoísta e que a enganara. Não somente Eva desobedeceu a Deus, mas ela o desonrou ao chamar a serpente de boa, e o Santíssimo de mal. Comer o fruto foi um ato profundamente blasfemo; não simplesmente um “erro” ou um “engano”. Essa blasfêmia também pode estar presente em cada um de nós.

"E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará"
Gênesis 3:16

A história de Eva nos faz lembrar que toda ação traz uma consequência. A ação de Eva trouxe consequências não só para ela, mas também para seu marido, filhos e toda humanidade. Então, da próxima vez em que se deparar com uma tentação lembre-se de Eva. Pergunte a você mesma: se eu ceder a essa tentação, que consequências isso trará sobre minha vida, minha família e todos os que me cercam? Pensar nesses resultados antes de agir pode poupar você e outros de uma vida com sofrimento. Porém, mesmo tendo sido a primeira pessoa a pecar, Eva também nos ensina a seguir em frente, e aceitar o perdão de Deus, pois sempre é tempo para recomeçar!

Você prefere a satisfação momentânea ou a eterna?

#FeitasComAmor {♥}
Fica na paz :3
Rebeca Rocha