segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A mulher de Ló - Por que olhar para trás nem sempre é uma boa ideia


"Se..."
Todas nós já iniciamos uma frase dessa forma, pelo menos  uma vez, não é? "Se eu não tivesse feito isso", "Se eu tivesse feito aquilo". Às vezes, é bom olhar para o passado para ver o que fizemos certo e errado. É uma forma boa de seguir em frente com mais confiança, sabendo que não cometerá os mesmos erros novamente. 

A mulher de Ló vivia numa cidade bastante corrompida. Quando Deus não pôde mais suportar a impiedade daquele lugar, enviou seus anjos, na forma de homens, para a casa de um homem justo chamado Ló, para avisá-lo de que Deus iria destruir aquela cidade. Crendo nos anjos, Ló correu para falar com seus genros e filhas: 

"Saí deste lugar, porque o Senhor há de destruir a cidade!" 
Gênesis 19.14 

Mas eles não acreditaram. Até mesmo sua esposa e seus filhos hesitaram, então os anjos tiveram que agarrar pela mão e levá-los para fora da cidade, antes de terem orientado a não olhar para trás. Você percebe o tamanho do amor de Deus? Ele já tinha avisado que iria salvá-los e mesmo assim demoraram, Deus poderia muito bem ter deixado eles para trás, mas Ele cumpriu com o que tinha dito.

"Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade. E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças" 
Gênesis 19.16-17

Porque os anjos disseram isso? Seria um teste de obediência? Seria uma simbologia para deixar para trás o mal e olhar para frente, em direção às promessas e à provisão de Deus? O texto não diz nada, entretanto a mulher de Ló não passou no teste. Ela deve ter pensado: "Passei tantos anos construindo uma casa e agora tudo vai ser destruído?" Como resultado de sua desobediência à ordem dos anjos:

"E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal" 
Gênesis 19.26 

Entenda isso como um castigo para nossos "Se...". A mulher de Ló nos mostra que nem sempre olhar para trás é uma boa ideia. Pode até ser perigoso. Se você passar o tempo todo atolada nas suposições a respeito do passado, não causará nenhum impacto no presente nem no futuro. A menos que abra mão de suas mágoas, de seus pertences e de todas as coisas que a fazem afundar, imaginando como tudo seria diferente "se...!" isso ou "se..." aquilo. Se não fizer isso, você nunca será capaz de experimentar a vida cheia de alegria que Deus planejou pra você.

Viva o presente com a esperança no futuro

#FeitasComAmor {♥}
Deus abençoe sua vida!
Rebeca Rocha
Facebook | Twitter