segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Débora - Uma líder admirável


Para liderar um combate é preciso ser uma mulher especial. Débora era esse tipo de mulher. Muito antes de tornar-se uma líder militar, ela aprendeu a liderar em outras áreas. E o mais importante é que sabia como ser liderada por Deus. 


"E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo" 
Juízes 4:4-5

Em nossa primeira visão de Débora, a encontramos sentada sob uma Palmeira, conhecida como a palmeira de Débora. Foi lá que ela improvisou uma sala de tribunal oficial, aonde as pessoas de toda a região elevada de Efraim iam para resolver suas disputas. Ela era, num sentido bem prático, uma juíza. Débora também era uma profetisa. Deus lhe revelava os planos que tinha para seu povo. Certa vez, Baraque estava tão inseguro que recusou-se a liderar seus homens, a menos que Débora fosse com ele. Ela foi e durante a batalha ainda incentivou Baraque: 

"Então disse Débora a Baraque: Levanta-te, porque este é o dia em que o SENHOR tem dado a Sísera na tua mão; porventura o SENHOR não saiu adiante de ti? Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mil homens após ele"
Juízes 4:14

Débora estava posicionando os soldados a pé, frente a frente com os carros de ferro do exército inimigo, mas sabia quem estava realmente conduzindo aquela batalha: o próprio SENHOR. Quando a batalha foi vencida, Débora e Baraque conduziram o povo a uma canção que era louvor ao Senhor, uma narrativa do evento, um agradecimento  às tribos que enviaram soldados, uma repreensão àquelas que não enviaram e um insulto sem misericórdia ao exército perdedor. 


"E o SENHOR derrotou a Sísera, e a todos os seus carros, e a todo o seu exército ao fio da espada, diante de Baraque; e Sísera desceu do carro, e fugiu a pé. E Baraque perseguiu os carros, e o exército, até Harosete dos gentios; e todo o exército de Sísera caiu ao fio da espada, até não ficar um só"
Juízes 4:15-16

Assim, essa grande profetisa, juíza e líder militar também cumpria as obrigações comuns de uma dona-de-casa, pois ela tinha um marido com quem compartilhava sua vida. 


"E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo"
Juízes 4:4


A oração de Débora para que todos os inimigos do Senhor morressem como Sísera pode parecer pesada ao leitor moderno, mas sua lealdade era acima de tudo a Deus e isso é admirável. Nós, podemos extrair muito do caráter de Débora. Ela era uma líder. Você pode estimar a força dela, sem esconder a sua própria. Você pode respeitar a sábia habilidade que ela possuía para resolver suas diferenças, e usar a sabedoria que Deus lhe deu para ajudar as pessoas a resolverem seus conflitos. Você pode honrar a disposição de Débora em ouvir a Deus, e também desenvolver habilidades semelhantes para ouvi-lo à medida que estuda a Bíblia e percebe Sua vontade. 


"E cantou Débora e Baraque, filho de Abinoão, naquele mesmo dia, dizendo: Louvai ao SENHOR pela vingança de Israel, quando o povo se ofereceu voluntariamente. Ouvi, reis; dai ouvidos, príncipes; eu, eu cantarei ao SENHOR; salmodiarei ao SENHOR Deus de Israel"
Juízes 5:1-3

Débora abriu e fechou a canção de vitória louvando a Deus durante todo o capítulo 5. Seja forte, fiel, obediente a Deus em todos os momentos dando graça e adorando com ALEGRIA e mais na frente eu creio que você estará testemunhando a sua história de VITÓRIA!


#FeitasComAmor {♥}
Deus abençoe muitão! :3
Rebeca Rocha
Facebook | Twitter