segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Raquel - Por que beleza não é tudo


Você já se sentiu rodeada por pessoas “bonitas”? 
Elas estão em revista, novelas, filmes ou podem até ser pessoas próximas, como uma amiga de corpo perfeito que atrai todo garoto. Se você se considera comum, como a maioria de nós, mulheres, é possível que, às vezes, sinta um pouco de inveja desse tipo de pessoa. Raquel, por exemplo, era tão bonita e atraente que fisgou o olhar de Jacó. Ele até se ofereceu para servir a Labão, pai dela, por sete anos, a fim de poder desposá-la. Imagina só como ela deveria ser bonita. 

"E Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o nome da menor Raquel. Lia tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista. E Jacó amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor. Então disse Labão: Melhor é que eu a dê a ti, do que eu a dê a outro homem; fica comigo. Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava"
Gênesis 29:16-20

Mas, no caso deles, as coisas não foram um mar de rosas. Mesmo depois dos sete anos estipulados, não puderam se casar porque Labão enganou Jacó. Na noite de núpcias, Labão enviou Lia, a irmã mais velha, que tinha que se casar primeiro, a Jacó , em vez de mandar Raquel. De manhã, depois de ter dormido com ela , era tarde demais! De certa forma, Raquel, a bela mulher, teve um noivo "usado". Uma semana mais tarde, seu pai também concordou em dar Raquel a Jacó em casamento, se ele trabalhasse outros sete anos. Assim, Lia e Raquel estavam presas, disputando a atenção de Jacó. As duas tinham algo que a outra desejava. Lia tinha o que  Raquel queria: podia ter filhos. Lia queria o que Raquel tinha: o amor de Jacó.

"Vendo, pois, o SENHOR que Lia era desprezada, abriu a sua madre; porém Raquel era estéril"
Gênesis 29:31

Por causa de sua inveja, a bela e estéril Raquel decidiu tomar as rédeas da situação. Deu sua serva Bila a Jacó, na esperança de que ela tivesse um filho postiço para chamá-lo de seu. 

"E ela disse: Eis aqui minha serva Bila; coabita com ela, para que dê à luz sobre meus joelhos, e eu assim receba filhos por ela"
Gênesis 30:3

Dá pra imaginar como a serva se sentiu? Ser forçada a "prostituir-se" por causa da inveja de sua senhora? A solução de Raquel marcou o início de anos de rivalidade entre as duas irmãs, resultando em outros filhos substitutos por meio das servas de Lia e Raquel.

O que a história de Raquel revela? 
Que você não deve presumir que pessoas bonitas têm uma vida bonita. "Ninguém sabe como o outro é até ter andado um quilômetro com seus sapatos". E isso é verdade, ninguém sabe a dor que o outro está sentindo. Uma pesquisa feita recentemente por um revista mostrou que as pessoas bonitas, na verdade se sentem incrivelmente sozinhas. Isso acontece porque acreditam que são amadas por causa de sua aparência e não pelo que realmente são.

"porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração"
1 Samuel 16:7b

Então, da próxima vez em que cruzar com uma pessoa, seja ao seu ver bonita ou esquisitinha, não julgue sua vida e as suas atitudes, procure entende-la. Não pense que ela tem uma vida melhor ou pior que a sua. Em vez disso, agradeça a Deus sempre pelas suas habilidades únicas que Ele mesmo te deu e por sua aparência. Não se esqueça de aproximar-se, fazer amizades e orar por essas pessoas. Elas podem estar precisando ver Jesus numa amiga como você, que se preocupa com seu interior e não com sua aparência.

Veja com os olhos de Deus, enxergue o coração.

#FeitasComAmor {♥}
Deus abençoe e use vocês, meninas :3
Rebeca Rocha
Facebook | Twitter