terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A mulher ideal - A recompensa para quem honra a Deus


Vale a pena imitar os princípios virtuosos da mulher ideal de Provérbios 31. Diligente, habilidosa, compassiva, disposta, sensível, alegre e carinhosa, ela respeitava seu marido e honrava a Deus. Resumindo, a mulher ideal retratava características que Provérbios defende em todo o livro.

"O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução"
Provérbios 1:7


É interessante o fato de Provérbios iniciar contando como se adquire conhecimento e sabedoria. De forma apropriada, Provérbios termina  com o exemplo de uma mulher que honrou ao Senhor-e os resultados que isso trouxe à vida dela. Mas como posso ser uma mulher virtuosa?

"Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis"
Provérbios 31:10

Boa companheira
Imagino que ela tinha por seu marido um amor genuíno, que é falado em 1 Coríntios 13. Ela não amava para ter amor em troca, mas por simplesmente amar. É esse mesmo amor que Deus tem por nós, um amor que não busca seus interesses, que não suspeita mal e que não é invejoso. Um amor que tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. Acho que, por amor, ela procurava sempre pacificar qualquer situação em vez de procurar mais brigas no versículo 26 diz que ela abre a boca com sabedoria e a lei da beneficência está na sua língua.



"O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida"
Provérbios 31:11-12

Bondosa
Ela ajudava aos que precisavam de sua ajuda, e quando falo isso não penso somente naquelas pessoas que não conhecemos e que tem onde morar, mas penso em qualquer um. Ela deveria ser uma boa amiga e estar disponível em qualquer situação. Pensamos que um pequeno gesto não tem nenhum valor, mas pode ser que aquela pessoa signifique muito. Ela colocava em prática o "amar o próximo como a si mesmo".

"Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado"
Provérbios 31:20

Disposta
Não tem preguiça no que precisa ser feito. A mulher ideal está com seus afazeres feitos, seja em casa, no trabalho ou em qualquer canto. Se ela vivesse hoje e ainda morasse com a sua mãe, tenho certeza que ajudaria em casa e colocaria os estudos em dia, pois no versículo 13 diz que ela trabalha de boa vontade e não por obrigação.


"Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça"
Provérbios 31:27

Preparada
Está preparada para o que vier, mesmo que seja um dia mal. Ela não deixa as coisas para última hora ou para o dia seguinte. Procrastinação com certeza não está em seu dicionário. A mulher virtuosa está pronta também espiritualmente. Ela não adia em  se voltar para Deus, pois em Mateus 25 diz que não se sabe o dia em que o Filho do homem há de vir, por isso está constantemente vigiando.


"Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata" 
Provérbios 31:21

Temente a Deus
Acima de tudo, ela com certeza era fiel, temente e confiava em Deus. Apesar de ser humana e falhando, ela não se conformava, pedia perdão e se voltava para Deus, pois sabia que a melhor maneira de se viver bem é ao lado daquele que a criou, que ama verdadeiramente e que SEMPRE irá perdoar um coração sincero e arrependido. A mulher virtuosa não seguia a esse mundo, ela obedecia somente ao Senhor e achava graça aos olhos dEle. 


"Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada"
Provérbios 31:30



Deus te fez para ser uma mulher virtuosa!







#FeitasComAmor {♥}
Que Senhor te abençoe!
Rebeca Rocha

1 comentários:

  1. Very good write-up. I definitely love this website.

    Keep writing!

    my weblog :: sizzling hot deluxe free

    ResponderExcluir