segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Ana - Esperança na infertilidade


A viagem anual para adorar em Siló deve ter sido árdua para Ana. Ela era a esposa favorita de seu marido, Elcana, mas a outra esposa, Penina, tinha filhos. Ana vivia o desespero que mulheres sem filhos enfrentavam naquela cultura, já que isso determinava o valor delas. Ser estéril significava que Ana era amaldiçoada por Deus e viveria na miséria quando enviuvasse. Nessa jornada a Siló, Penina gostava de provocar Ana por causa de seus filhos e filhas. O marido de Ana, Elcana, tinha boas intenções, mas aquilo era importante para ela.

"Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?"
1 Samuel 1:8

Ana foi encontrada clamando a Deus, mas apenas seus lábios se moviam sem emitir som. Ela estava orando com tanta emoção que quando o Eli a viu, achou que estivesse bêbada. Você é capaz de imaginar como Ana se sentiu? Penina a insultou e o sacerdote a acusou de estar embriagada. Acrescente tudo isso à luta de Ana contra a infertilidade. Porém, ao se explicar, Eli garantiu que Deus responderia sua oração e ela tomou aquela palavra para si. Ela verdadeiramente creu que Deus iria abençoa-la.


"Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste"
1 Samuel 1:17

Ana além de verdadeiramente crer, fez sua parte, pois sabia que Deus faria a dEle. Primeiro, ela saiu dali FELIZ. Parece besteira, mas já imaginou você dizer que acredita que Deus irá fazer algo que você quer muito, mas vive reclamando ou triste porque ainda não recebeu? Será mesmo que você está confiando? Se você confia, seu coração deve estar grato ao Senhor em tudo que lhe acontecer, pois tudo é permitido por Deus para nosso bem, mesmo que não possamos entender no momento.


"E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste"
1 Samuel 1:18

Segundo, Ela só iria ter um filho se ela continuasse tentando, não é verdade? Ana não desistiu e foi persistente tanto na oração como no que estava ao seu alcance. Então, Deus atendeu seu pedido e entregou o que ela havia pedido.


"E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o SENHOR, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o SENHOR se lembrou dela" 
1 Samuel 1:19

Samuel finalmente nasceu. Poucos anos mais tarde, Ana levou seu único filho a Eli para servir ao Senhor por todos os dias que viver, como havia prometido. Não era tentador ficar com o filho que tanto pediu? Imagine a gratidão e o caráter dessa mulher capaz de renunciar a criança que tanto desejou. Será que o que você tanto pede irá te fazer aproximar de Deus ou se afastar dEle? Ou quando você recebe lembra de agradecer?


"O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo"
1 Samuel 2:6-8

Ana então dedicou uma canção que falava da compreensão que ela tinha dos caminhos de Deus. Ela cantou não apenas sobre como Deus a beneficiou, mas também sobre o poder de Deus.

Se você confia em Deus, tenha atitudes de quem confia nEle.

#FeitasComAmor {♥}
Deus abençoe sua vida!
Rebeca Rocha
Facebook | Twitter