segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Rute - Uma história de amor


O livro de Rute narra o que acontece quando pessoas comuns adoram e obedecem a Deus. Um dos mais belos traços do livro de Rute é o relacionamento entre ela e sua sogra. O voto de compromisso que Rute faz com Noemi é  muito forte, pois mesmo elas estando sozinhas   por causa da morte de seus maridos, e sem condições de se sustentarem, Rute prefere ficar em vez de voltar para a sua terra, com sua família e seus costumes.

"Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti"
Rute 1:16-17

No entanto, o amor e a amizade entre essas mulheres não era parcial ou possessivo. Quando Noemi decidiu voltar para sua terra natal, deixou Rute totalmente livre para permanecer em Moabe, na verdade até mesmo implorou que ela ficasse. Mas Rute estava determinada a acompanhar  Noemi. Assim, após terem chegado à Belém, Noemi planejou, para segurança das duas, o casamento entre Boaz e Rute. 

"Então disse Boaz a Rute: Ouves, filha minha; não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas moças. Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; não dei ordem aos moços, que não te molestem? Tendo tu sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tirarem"
Rute 2:8-9

Ela viu que Boaz além de ser da sua mesma família, era um homem bom, pois além de ter permitido que Rute colhesse as espigas que sobravam em seus campos, ele havia ordenado que os seus segadores deixassem cair para que ela pudesse colher.

"E, levantando-se ela a colher, Boaz deu ordem aos seus moços, dizendo: Até entre as gavelas deixai-a colher, e não a censureis. E deixai cair alguns punhados, e deixai-os ficar, para que os colha, e não a repreendais. E esteve ela apanhando naquele campo até à tarde; e debulhou o que apanhou, e foi quase um efa de cevada"
Rute 2:15-17

As mulheres de hoje têm muito a aprender com Rute e Noemi. Podemos admirar o compromisso de amizade fiel e não-egoísta que tinham, e seguir esse modelo em nossos próprios relacionamentos. Podemos imitar a preocupação de uma com a outra. 

"E respondeu Boaz, e disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido; e deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conheceste. O SENHOR retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do SENHOR Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar"
Rute 2:11-12

Podemos  observar a integridade, a bondade e a gentileza de Boaz que, apesar da crueldade da época em que vivia, insistiu em fazer o que era certo e bom. E, acima de tudo, adorar o Deus que essas mulheres escolheram servir. O Deus que supriu todas as necessidades delas e que irá suprir as suas também, basta permanecer fiel e esperar.

"Então as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o SENHOR, que não deixou hoje de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel. Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos"
Rute 4:14-15


A verdadeira amizade é provada por atitudes!


#FeitasComAmor {♥}
Deus abençoe muito!
Rebeca Rocha
Facebook | Twitter